Ouvir música é algo que já faz parte de nosso cotidiano. Ela relaxa, estimula, inspira e provoca inúmeras outras sensações nas pessoas. Mais do que um ato de lazer, sabe-se através de diversos estudos que o tipo de música que ouvimos pode até mesmo melhorar nossa saúde mental e ajudar a complementar tratamentos terapêuticos.

Não poderia ser diferente no ambiente de trabalho! A música pode ajudar a controlar impulsos que provocam a divagação e a manter o foco em uma tarefa objetiva que precisa ser cumprida. A música ainda pode ajudar a concentração dos funcionários em escritórios muito barulhentos, com muita gente falando, telefones tocando, etc.

Existem diversos estudos sobre os efeitos da música no ambiente de trabalho. Alguns indicam que a música ajuda a aumentar a produtividade, mas apenas em colaboradores com maior tempo de empresa. Resultados indicaram que colaboradores mais recentes não conseguem se focar nas novas atividades e a música atrapalha mais do que ajuda. Algumas pesquisas também mostram que escutar a sua música favorita reduz a tensão, proporcionando a sensação de felicidade, tornando aquela situação estressante em algo mais produtivo. Inclusive quando o corpo está estressado, os nossos músculos tendem a ficar tensos, sendo uma reação reflexa ao estresse. É uma maneira que o corpo encontra de se proteger contra lesões e dor.

Algumas empresas, principalmente agências ou escritórios compartilhados costumam deixar um som ligado para que todos os presentes ouçam a mesma música. Nesse caso, é importante que haja sempre bom senso e acordo entre todos os colaboradores para que ninguém se sinta prejudicado. Na realidade, o ideal é que cada colaborador possa usar seu próprio fone de ouvido com a trilha sonora que preferir, assim, evita desavenças e o efeito oposto ao desejado.

Agora, se no seu ambiente de trabalho a música e os fones estão liberados, aproveite nossas dicas de trilhas sonoras! Afinal, cada tarefa pode combinar com um tipo de música diferente.

Músicas para concentrar: para poder ler com calma e executar tarefas que exigem toda a sua atenção, músicas instrumentais são indicadas por não conter letras que atrapalhem a compreensão textual.

Músicas para estimular a criatividade: quando o cérebro precisa ficar mais atento, sons vibrantes como de rock ou samba ajudam a “ligar” diversas conexões mentais.

Músicas para relaxar: depois de um dia estressante, menos é sempre mais. Músicas calmas para meditação ou sons da natureza são ótimos para colocar a mente em repouso.

plugins premium WordPress